data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Com o tema: "Que bom te ver viva!", a 5ª edição da Parada LGBT Alternativa lotou o Parque Itaimbé no domingo. Pela primeira vez, o evento foi realizado no local e ganhou a aprovação do público. Cerca de 3 mil pessoas acompanharam as atividades que incluíram performances teatrais, circenses, bandas, drag queens e DJs, além da estrutura com praça de alimentação com food trucks. O objetivo é celebrar a vida e discutir questões que envolvem respeito e reconhecimento na sociedade.
Dos 19 balneários da região, nove já recebem veranistas
- A gente acredita que para além da celebração e da festa, precisamos ocupar nos espaços públicos. A população LGBT muitas vezes é marginalizada e por isso, estamos aqui no meio da cidade. É importante discutirmos nossas questões e falar sobre respeito, lutamos pelo reconhecimento, a gente faz parte da sociedade e queremos liberdade. A Parada nos auxilia e nos aproxima, não somos monstros, somos pessoas normais - afirmou Carolina Bonoto, integrante do Coletivo Voe, responsável pela organização do evento.
A novidade desta edição foi o lançamento do aplicativo de caronas Bora Pride, destinado ao público LGBT. Conforme o gestor do app na região Sul, Kadu Menezes, a plataforma já tem 100 motoristas cadastrados. Santa Maria é a primeira cidade do Brasil a lançar o aplicativo.
- Além de trabalhar com carinho com o público LGBT, o nosso aplicativo quer inlcuir motoristas héteros e LGBT, assim como os passageiros, vamos ter o prazer de transportar todos, só não gostamos de transportar pessoas homofóbicas. Estamos nascendo e no dia 6 vai ter lançamento em outras cidades - completou Kadu Menezes.